domingo, 27 de setembro de 2015

Conhecendo a Árvore de origem africana o "BAOBÁ".

                                           







O Baobá é a árvore com o tronco mais grosso do mundo! Seu caule oco chega a medir mais de 20 metros de diâmetro e pode armazenar até 120 mil litros de água. Seu tamanho é tão impressionante que alguns baobás são usados como casas, depósitos de grãos ou abrigos de animais, mas infelizmente a espécie está ameaçada de extinção.
Esta árvore se divide em oito diferentes espécies, seis delas nativas de Madagascar, na África, uma proveniente do Oriente Médio e outra que surgiu na Austrália. Todas as espécies, no entanto, existem em outros países, incluindo o Brasil.
Recife é uma das cidades brasileiras que possuem mais exemplares desta árvore. Elas aparecem nas ruas e quintais e são cultivadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde são objeto de estudo.
Segundo John Rashford (antropólogo e etnobotânico da Universidade de Charleston, nos Estados Unidos), pesquisador dos baobás no mundo em pesquisa conjunta aos pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE) concluíram que existem em Pernambuco cerca de 150 arvores. Dessas 13 são tombadas.

O baobá é muito mais do que simplesmente uma árvore de grande porte que pode atravessar um milênio: carrega consigo a força da resistência africana, a história da devoção do povo e o poder de transformar os preconceitos.


O baobá africano (Adansonia digitata) é considerado uma das árvores mais úteis para os povos africanos. Das fibras extraídas do tronco às sementes, passando pelo fruto, que alimenta e cura. Considerada símbolo da longevidade, a árvore atravessa séculos e alcança milênios. Por ser uma árvore caducifólia, a principal lenda em relação ao baobá o faz ser comparado a uma árvore de cabeça para baixo, pois os galhos totalmente desfolhados lembram raízes. Culturalmente, credita-se essa “posição” a uma lenda. 

A Lenda:

A lenda conta que Deus ao criar o mundo presenteou cada animal com a semente de uma árvore e estes tinham a missão de espalhar o “ verde” por todos os lados. Por azar da Baobá o babuíno ficou co suas sementes. O macaco conhecido por sua curta inteligência e grande preguiça simplesmente jogou as sementes atrás das costas que acabaram plantadas de ponta cabeça. Vem daí a aparências das raízes terem crescido para o céu e a suposta copa da árvore ser invisível por estar enterrada.

Fonte: https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2012/05/27/as-lendas-da-baobab-africa

 http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-sabe-o-que-e-baoba-conheca-esta-impressionante-arvore-africana/  

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2012/06/19/interna_vidaurbana,380044/baobas-sao-simbolo-da-luta-dos-negros-no-brasil.shtml
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário