O GREI 4 B vivendo suas aventuras através da fantasia.
O Referencial Curricular Nacional da
Educação Infantil - RCNEI (1998) aborda a magnitude do imaginar e do brincar,
através de experiências que sejam significativas para a criança, colaborando
para as relações sociais, afetivas, cognitivas e emocionais.
Para Lima (2008): " Quando brinca ou joga, a criança transforma objetos, animais, pessoa, lugares, coordena diferentes experiências, através da memória e da imaginação. O momento de brincar pode ser visto como um laboratório, um espaço de experimentação, no qual a criança pode ensaiar, errar, sem a pressão do mundo adulto. A criança, por meio da linguagem simbólica, utiliza-se de objetos, insere-se no mundo da cultura, constrói o pensamento, lida com seus sentimentos e amplia suas relações sociais." (BRASIL, 1998 b, p. 10-11 apud LIMA 2008 p. 14).
A Fantasia do Real possibilita à criança
transpor o mundo real de forma imaginativa, criar ou recriar situações vividas
por ela no dia a dia. Uma forma encontrada pela criança para interpretar
situações, imitar, criar e recriar personagens, objetos, ficar mais perto do
super-herói da televisão ou de seu livro preferido; iniciar uma viagem
fantástica; representar papéis, como quando brinca de casinha, imita e recria
situações vistas por ela e que fazem parte do cotidiano de sua família.
Referencia
WATANABE, Denise, et al. A Fantasia do Real e a Ludicidade no Contexto da Educação Infantil: prática interlocução promissoras. Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul–Dez, 2013
O GREI 4 B, soltando a imaginação através das fantasias com muita alegria!!!
ResponderExcluirO GREI 4 B, soltando a imaginação através das fantasias com muita alegria!!!
ResponderExcluir