quinta-feira, 18 de junho de 2015

Hora da fantasia.




O GREI 4 B vivendo suas aventuras através da fantasia.

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil - RCNEI (1998) aborda a magnitude do imaginar e do brincar, através de experiências que sejam significativas para a criança, colaborando para as relações sociais, afetivas, cognitivas e emocionais.
Para Lima (2008): " Quando brinca ou joga, a criança transforma objetos, animais, pessoa, lugares, coordena diferentes experiências, através da memória e da imaginação. O momento de brincar pode ser visto como um laboratório, um espaço de experimentação, no qual a criança pode ensaiar, errar, sem a pressão do mundo adulto. A criança, por meio da linguagem simbólica, utiliza-se de objetos, insere-se no mundo da cultura, constrói o pensamento, lida com seus sentimentos e amplia suas relações sociais." (BRASIL, 1998 b, p. 10-11 apud LIMA 2008 p. 14).
A Fantasia do Real possibilita à criança transpor o mundo real de forma imaginativa, criar ou recriar situações vividas por ela no dia a dia. Uma forma encontrada pela criança para interpretar situações, imitar, criar e recriar personagens, objetos, ficar mais perto do super-herói da televisão ou de seu livro preferido; iniciar uma viagem fantástica; representar papéis, como quando brinca de casinha, imita e recria situações vistas por ela e que fazem parte do cotidiano de sua família.

Referencia 
 WATANABE, Denise, et al. A Fantasia do Real e a Ludicidade no Contexto da Educação Infantil: prática interlocução promissoras. Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul–Dez, 2013









2 comentários:

  1. O GREI 4 B, soltando a imaginação através das fantasias com muita alegria!!!

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  2. O GREI 4 B, soltando a imaginação através das fantasias com muita alegria!!!

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