quinta-feira, 25 de junho de 2015

Fazendo quadrinhos.


Nossos alunos do GREI 5 A e 5 B, produziram quadrinhos utilizando a técnica Stop Motion. 

"Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando."

 Fonte: http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm#efeitos















Nossas queridas Diretoras também levaram nossos amigos para passear.


 A Diretora Geral Vania Marcia levou Maria.

Vania e Maria assistindo TV.

Mariana e Marcela, netas da Vania, curtiram muito a visita da Maria.



Mariana não desgrudou de Maria. Muito amor!




Arrumadas para a Festa Junina.








A Diretora Adjunta Rosane levou Tatagina.





Rosane, sua mãe e Tata em um almoço familiar.



Rosane protegeu Tata do rigoroso frio do inverno.










Nossos amigos especiais passeando com...


Alunos do GREI 3 A


Maria Clara


  Maria Clara, Tião e o irmão. 
   Arrumando o Tião.
                                            


        Tião tomando suco.            
Tião tomando banho.
                 

 Que sonhinho!

Richard

Comendo pipoca e assistindo TV com Tião.


Família do Richard reunida para receber o Tião.


Que delícia de lanche !




Alunos do GREI 4 A

Bianca
 A brincadeira foi animada !

 
Bianca e Margarida, muito amor.

Thiago


                


Muita diversão com Margarida.



Alunos do GREI 4 B

Lorena



Ester

 


Beatriz



Aluno do GREI 5 A

Luiz Davi


  


Luiz Davi e Cadu muito carinho e cuidado.



Aluno do GREI 5 A

Maria Luiza 

 Maria Luiza levou Elizabeth à igreja.

Maria Luiza, sua irmã e Elizabeth.


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Hora da fantasia.




O GREI 4 B vivendo suas aventuras através da fantasia.

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil - RCNEI (1998) aborda a magnitude do imaginar e do brincar, através de experiências que sejam significativas para a criança, colaborando para as relações sociais, afetivas, cognitivas e emocionais.
Para Lima (2008): " Quando brinca ou joga, a criança transforma objetos, animais, pessoa, lugares, coordena diferentes experiências, através da memória e da imaginação. O momento de brincar pode ser visto como um laboratório, um espaço de experimentação, no qual a criança pode ensaiar, errar, sem a pressão do mundo adulto. A criança, por meio da linguagem simbólica, utiliza-se de objetos, insere-se no mundo da cultura, constrói o pensamento, lida com seus sentimentos e amplia suas relações sociais." (BRASIL, 1998 b, p. 10-11 apud LIMA 2008 p. 14).
A Fantasia do Real possibilita à criança transpor o mundo real de forma imaginativa, criar ou recriar situações vividas por ela no dia a dia. Uma forma encontrada pela criança para interpretar situações, imitar, criar e recriar personagens, objetos, ficar mais perto do super-herói da televisão ou de seu livro preferido; iniciar uma viagem fantástica; representar papéis, como quando brinca de casinha, imita e recria situações vistas por ela e que fazem parte do cotidiano de sua família.

Referencia 
 WATANABE, Denise, et al. A Fantasia do Real e a Ludicidade no Contexto da Educação Infantil: prática interlocução promissoras. Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul–Dez, 2013









Trabalhando com o esquema corporal


As professoras Rita de Cássia e Luciana do GREI 3 A trabalharam o esquema corporal com os pequeninos.


" Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo."  (WALLON ,1974. p.9). 


" Esquema Corporal é um princípio básico necessário para a formação da personalidade da criança. Por intermédio do esquema corporal a criança será capaz de identificar e localizar as diferentes partes de seu corpo, proporcionando-lhe a noção de "ter", tomando consciência de seu ser e de suas possibilidades de agir e transformar o mundo a cerca." (BRUNELLI e MENEZES, 2012)
 
Fonte:

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42204/esquema-corporale

 https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/contribuicoes-da-psicomotricidade-na-educacao-infantil-um-olhar-psicopedagogico






Hora da pesquisa e do recorte !


Os alunos do GREI 4 A das professoras Alyne e Viviane e do GREI 4 B das professoras Ana Cristina e Carmem, sabem pesquisar e recortar.


"Os trabalhos de recorte, colagem e aplicação propiciam à criança dos primeiros anos escolares o aperfeiçoamento de conteúdos de coordenação motora, criatividade e desenvolvimento da sensibilidade, noções de espaços e superfície. O primeiro interesse da criança, ainda pequena, é no recorte puro, sem a intenção de formar figuras. À medida que ganha segurança no domínio da tesoura sobre o papel, surge a ideia de transformar pedaços de papel em figuras significativas e de utilizá- las a fim de compor cenas. A partir daí, ela vai manifestando preferências dentro da atividade, distinguindo papéis e possibilidades de recortes, colagens e aplicações." ( SILVA et al, 2010)

Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/4850/5029

Silva, E. A. da; Oliveira, F. R.; Scarabelli, L; Costa, M. L. de O.; Oliveira, S. B. Fazendo arte para aprender: A importância das artes visuais no ato educativo. Revista Pedagogia em ação, v.2, n.2, p. 95-104, nov. 2010


GREI 4 B














GREI 4 A